Usuário:        Senha:
Esqueci Minha Senha Registro de Usuário
"You have to defeat sheng long to stand a chance"
Street Fighter
Atenção!

Esta versão do Projeto Jogatina será desativada dentro de alguns dias.

Por favor procure acessar o novo sítio no endereço projetojogatina.org.

Se você ainda não tem um usuário, por favor escreva para registro@projetojogatina.org informando o email que você deseja utilizar no cadastro.



Página Inicial

Perguntas e Respostas (Faq)

Bem-vindo à seção de Perguntas e Respostas sobre o Sítio Jogatina.
Nesta página você vai encontrar as informações básicas sobre o projeto.


Sumário

O que é o Projeto Jogatina?
O Lema: Jogatina para Jogadores Honestos
O Catálogo de Jogos
As Resenhas
As Jogatinas
Os Duelos
A Galeria de Placares
Os Comentários

O que é o Projeto Jogatina?

A principal proposta deste Sítio é apresentar ao Jogador de Videogame uma nova maneira de encarar suas Jogatinas, sejam elas diárias ou ocasionais. Através de uma coleção de ferramentas foi criado um exclusivo sistema de organização onde é possível manter um histórico de todos os jogos e experiências vividas pelos jogador, permitindo também a inserção de informações referentes às mesmas. Além disso, é possível aos participantes do Projeto a criação de Duelos e corrida pelo maior Placar na Galeria de Recordes.

O Projeto Jogatina também procura evitar que a cada dia mais e mais entusiastas do mundo do Videogame adquiram a Síndrome do Labirinto, situação onde o Jogador fica indeciso sobre o que jogar frente ao quase infinito número de opções de Jogos que temos hoje em dia. É muito comum ver alguém iniciando a jogatina de um título e desistindo logo no dia seguinte. A Síndrome do Labirinto é uma grande bola de neve e é a causa principal do abandono de jogos - às vezes excelentes - devido ao mero e simples desinteresse.

A chave principal em todo o Sistema Jogatina é o Catálogo de Jogos, que vai se autocompletando conforme os usuários do Sistema vão criando suas Jogatinas e Duelos. Através desta importante ferramenta é possível ao jogador conhecer novos títulos e saber mais sobre as experiências de quem os jogou, auxiliando assim na resolução da difícil pergunta: "O que devo jogar agora?"


Por que o Lema
"Jogatina para Jogadores Honestos"?

O cerne da vida de todo o ser humano é a Honestidade e o mesmo vale ao Projeto Jogatina. Todas as informações registradas neste Sítio são oriundas da mais sólida afirmação de cada participante - informações impossíveis se serem verificadas com precisão, pois são referentes a situações de experiência pessoal a cada jogador.

Para a saúde de nossa Base de Dados é absolutamente fundamental, na hora do registro de informações através das ferramentas oferecidas, que todos os participantes sejam honestos para com o site - e especialmente para consigo mesmos. A mecânica dos dados que giram no Sistema Jogatina toma por sólida verdade as informações providas pelos participantes, colocando em risco toda a essência e resultados do Projeto quando baseadas em falsas declarações.

Um Jogador que mente sobre seus Placares ou sobre o resultado de suas Jogatinas e Duelos o está enganando nada mais nada menos do que a si mesmo!


O Catálogo de Jogos

O Catálogo de Jogos é a coleção dos dados de todos os Jogos registrados no sistema. A base construtora desta lista é o próprio usuário do Sítio Jogatina, ou seja, o Jogador, que tem a liberdade de adicionar novos títulos sempre que desejar.


Por que a lista de jogos é tão pequena?
Como faço para jogar algo que não está na lista?

Por incrível que pareça, um dos pontos fortes do Catálogo é a presença de poucas opções de Jogos. Novos títulos são adicionados ocasionalmente enquanto os Jogadores criam novas Jogatinas e Duelos, autocompletando moderadamente a biblioteca de Jogos disponíveis. Essa situação visa impedir que o usuário se veja frente à uma gigantesca gama de opções caindo na Síndrome do Labirinto, sem resposta para a famosa pergunta "O que devo jogar agora?".

Entretanto é óbvio que sempre haverão situações onde os Jogos desejados ainda não existam no Catálogo, neste caso o usuário tem a liberdade completa para adicionar um novo título à biblioteca de Jogos. Esta operação pode ser feita de diversas maneiras no sistema, através do Registro de Jogatinas, Duelos e Placares ou até mesmo utilizando a ferramenta para Registro de Novo Jogo presente no menu.


Por que é tão importante que eu tenha cuidado dobrado na hora de registrar um novo Jogo?

Como o Sistema Jogatina dá total liberdade aos usuários para que cadastrem seus próprios títulos, é essencial que haja um cuidado extra na hora de redigir o nome de cada jogo. O motivo deste aviso é tentar impedir a adição de jogos duplicados no sistema. É muito fácil para um usuário enganar-se na hora de digitar o nome de um jogo causando assim uma entrada dupla na base de dados. Veja abaixo algumas regras que devem ser seguidas:

  • Não abrevie ou modifique nomes de jogos.
    Ex: "Mike Tyson's Punch Out" não deve ser escrito como apenas "Punch Out".
  • Jogos que começam com "The" devem ser nomeados assim: "Legend of Zelda, The", e não " The Legend of Zelda".
  • Se você estiver inserindo um jogo Japonês, utilize o nome Japonês do mesmo.
    Ex: "Ninja Ryukenden", e não "Ninja Gaiden".
  • Procure não usar numerações romanas.
    Ex: Escreva Rockman 1, Castlevania 4, Ninja Gaiden 3 ao invés de Rockman I, Castlevania IV, Ninja Gaiden III.
  • Se você não souber o nome correto de um jogo, marque-o com o texto [!] no final.
    Ex: Para "Kamen no Ninja Hanamaru" escreva "Kamen no Ninja [!]".
  • Não utilize screenshots geradas com filtros gráficos e de baixa qualidade.
  • Se o jogo for Multi Sistema, ignore os sistemas aos quais você não pretende jogar. Adicione apenas o título que você deseja usar em uma Jogatina.
  • E o mais importante - verifique a ortografia do título de seu jogo! Tome cuidado para não inserir jogos duplicados no sistema por um mero descuido de grafia. Se não souber como escrever o nome de um jogo, siga a mesma regra citada acima - adicione o bloco [!] no final.
    Ex: Um erro bastante comum é escrever "Batletoads" ao invés de "Battletoads".
    Outro exemplo: "The Magic of Scheherazade" pode estar escrito como "The Magic of Scherazade [!]".

O que são Resenhas?

As resenhas são análises de um Jogo escritas pelos usuários do Sítio Jogatina. Todos os Jogadores podem escrever Resenhas referentes aos títulos registrados no Catálogo De Jogos. O campo de Resenha é um espaço dedicado à publicação de "reviews" trazendo os pontos fracos e fortes de cada título, informação que pode ser decisiva ao um Jogador na hora de escolher se deve ou não fazer de determinado jogo a sua próxima seção de Jogatina.


O que *não* devo escrever em minha Resenha?

O Jogador jamais deve adicionar dados "informais" no texto de sua Resenha. Histórias variadas e situações engraçadas não fazem parte da análise do Jogo, devendo ser adicionadas como simples comentários, no campo específico voltado a isso. Verifique o item Comentários para saber mais.


Existe algum sugestão de formato de Resenha que eu deveria seguir?

Um sugestão para um bom formato de Resenha é o seguinte:

  • Gráficos: Disserte sobre a parte visual do Jogo.
  • Som: Faça uma análise da trilha sonora, incluindo música e efeitos especiais.
  • Jogabilidade: Traduza em palavras o quão simples ou complexa é a jogabilidade.
  • Diversão: Fale sobre a diversão proporcionada pelo título.
  • Prós: Cite resumidamente os pontos positivos.
  • Contras: E também os pontos negativos.
  • Nota: É de costume das antigas revistas de Videogame avaliar um jogo com uma nota final, com valor de 1 a 5, sendo 5 a nota mais alta. É interessante que você siga esse padrão, mas não necessário.

As Jogatinas

As Jogatinas são o item mais importante de seu perfil. É através do histórico de suas Jogatinas que você e outros usuários podem conferir o desempenho como Jogador, as vitórias, os fracassos e outras dados que refletem as experiência vividas.


O que é uma Jogatina e quais são os tipos?

Uma Jogatina é uma sessão pela qual o Entusiasta do Videogame joga determinado título pré-selecionado. Dentro do Sistema Jogatina as Jogatinas foram classificadas em três tipos diferentes: Casual, Fechar Jogo e Placar.

  • Casual: Nesta modalidade o jogador não se preocupa com nada mais além de diversão e não há prazo de duração. Não interessa se o jogo foi terminado ou os pontos do placar. Este tipo de jogatina é inexistente nos Duelos.
  • Fechar Jogo: Nesta modalidade o único objetivo é chegar ao final de um jogo. A contagem de pontos não é levada em consideração pelo jogador. O prazo de duração é obrigatório.
  • Placar: Nesta modalidade o único objetivo é a contagem de pontos - nada mais importa. Em modo Solo não há prazo de duração. Quando em modo Duelo o prazo de duração é obrigatório.

Existe um limite de Jogatinas que eu posso criar? Qual o motivo?

Você pode criar no máximo 30 sessões de Jogatinas. O principal motivo deste limite é impedir que o Jogador afetado pela Síndrome do Labirinto crie infinitas Jogatinas em seu perfil e jamais retorne para finalizá-las. Esta barreira força o usuário a resolver suas pendências antes de criar novas Jogatinas. Isso auxilia o Jogador a manter o foco em poucos jogos, eliminá-los, e só então partir em busca de novos títulos.


Como eu inicio e como eu finalizo uma Jogatina?

Criar uma Jogatina é um processo extremamente simples, você só precisa selecionar o item referente a esta função no menu de ferramentas e escolher o Sistema e Jogo na lista do Catálogo de Jogos. Se você não encontrar nenhum título interessante ou se desejar intencionalmente inserir um novo Jogo, sinta-se livre para efetuar esta tarefa.

Como descrito acima, alguns tipos de Jogatinas requerem um prazo de validade (ou expiração), limite que coloca de certa maneira, uma espécie de pressão psicológica ao Jogador, pois ao estipular um prazo de término o Jogador vai procurar fazer o possível para cumprir o que se auto-propôs evitando assim um fracasso em seu perfil de Jogador.

Para finalizar uma Jogatina, o Jogador deve retornar à sua Mesa de Jogos, localizar a Jogatina em questão e selecionar a opção Finalizar. Uma caixa de diálogo oferecerás dua opções, onde o usuário pode marcar a sessão como vencida ou fracassada. Sessões vencidas adicionam um ponto de vitória ao perfil e sessões fracassadas adicionam um ponto de derrota. É possível também abandonar uma Jogatina, situação onde será ncessária a inserção de um motivo para tal feita.

Para as Jogatinas que possuem um prazo de validade, se o Jogador não retornar antes da data que foi estipulada por ele mesmo para término, a Jogatina vai ser automaticamente marcada com abandono e um ponto de abandono será adicionado ao perfil do usuário.


Quando devo usar Jogatina Casual e quando devo usar Fechar Jogo?

Este é um ponto delicado. A Jogatina do tipo Casual não possui prazo de validade, podendo permanecer ativa em seu perfil de Jogador pela eterninade, enquanto a Jogatina do tipo Fechar Jogo toma por base uma data de encerramento estipulada pelo próprio criador da mesma.

  • Se você é um Jogador casual, de certa maneira ocupado com outros afazeres e que fica longos períodos sem chegar perto do Videogame, a Jogatina tipo Casual é ideal para você - pois não tem nenhum prazo final. Escolhendo esta opção você tem todo o tempo do mundo para cumprir seu objetivo sem nenhum tipo de pressão. Jogatinas do tipo Placar também não tem prazo de validade e encaixam-se perfeitamente nesta situação, tenha todo o tempo do mundo para bater seus próprios recordes. Você jamais correrá risco de adquirir um ponto de fracasso oriundo de um abandono automático pelo prazo expirado.
  • Se você é um Jogador "hardcore" - aficcionado e fervoroso - as Jogatinas do tipo Fechar Jogo são um excelente desafio à sua capacidade, pois você deverá cumprir o prazo para chegar ao fim de um título antes do prazo final de validade, correndo o risco de adicionar um abandono ao seu perfil caso não consiga cumprir o objetivo auto-proposto. Lembre-se: Você é quem decide a duração, e consequentemente a urgência do resultado.

É possível criar mais de uma Jogatina com o mesmo Jogo?

Sim, você pode criar diversas Jogatinas utilizando o mesmo Jogo. Você pode ter em seu Perfil uma sessão do tipo Placar para um Jogo no qual está sempre buscando um novo recorde e ao mesmo tempo possuir uma sessão do tipo Fechar Jogo para o mesmo título.



Os Duelos

A possibilidade de efetuar Duelos com outros usuários registrados é uma característica importante do Sítio Jogatina. Essa opção visa trazer emoções adicionais ao dia-a-dia do Jogador.


O que é um Duelo e quais são os tipos?

O Duelo é uma situação onde o Jogador pode intimar um parceiro de Jogatina a cumprir determinado objetivo ou então disputar o maior Placar na Galeria de Recordes. Os tipos de Duelos são baseados diretamente nos tipos de Jogatina e obrigatoriamente possuem uma data limite de validade (expiração). Podem ser: Fechar Jogo e Placar. Não existem Duelos baseados em Jogatinas do tipo Casual.


Existe um limite de Duelos que eu posso criar? Qual o motivo?

Você pode criar no máximo 5 Duelos. O principal motivo deste limite é impedir que o infinitos Duelos sejam criados e ninguém retorne para finalizá-los. Esta barreira força o usuário a resolver suas pendências antes de criar novos Duelos. Isso auxilia o Jogador a manter o foco em poucos Duelos, eliminá-los, e só então partir em busca de novos embates.


Como eu inicio um Duelo?

Criar um Duelo é um processo extremamente simples, você só precisa selecionar o item referente a esta função no menu de ferramentas, escolher o Sistema e Jogo na lista do Catálogo de Jogos e selecionar seu oponente. Se você não encontrar nenhum título interessante ou se desejar intencionalmente inserir um novo Jogo para seu Duelo, sinta-se livre para efetuar esta tarefa. Após os passos acima terem sido efetuados, um convite para o Duelo será enviado ao e-mail de seu oponent, dando-se a chance de aceitar ou recusar sua proposta. No caso de recusa é necessário ao oponente descrever o motivo para tal feita.


Quais são os diferentes estados de um Duelo?

Dependendo da etapa corrente de um Duelo, existem diferentes estados:

  • Ativo: Este Duelo encontra-se em processo de atividade. Uma batalha está acontecendo!
  • Vitorioso: Este Duelo foi finalizado com sucesso. Parabéns ao vencedor!
  • Abandonado: Este Duelo foi abandonado por um dos jogadores e a vitória foi automaticamente concedida ao oponente.
  • Incubado: Este Duelo está esperando a aceitação ou a recusa da contraparte.
  • Aguardando Placar: Este Duelo está aguardando a entrada de placar de um dos envolvidos.
  • Recusado: Este Duelo foi recusado pelo oponente convidado.

Como eu finalizo um Duelo?

Após a aceitação da contra-parte (oponente) o Duelo torna-se automaticamente ativo. Logo nos momentos seguintes qualquer um dos envolvidos pode voltar à sua Mesa de Jogos e através das opções presentes na página do respectivo Duelo, finalizá-lo ou abandoná-lo. Diferente das Jogatinas, ao clicar na opção de finalização o sistema não oferece a chance de marcar como vitória ou fracasso, pois trata-se de um Duelo. A partir do momento que um dos envolvidos finaliza o Duelo, automaticamente o outro envolvido é declarado como perdedor. É necessária muita cautela e honestidade para lidar com o sistema de Duelos.

Quando o Duelo é do tipo Placar, ao finalizá-lo é perguntado aos envolvidos seus placares e só então é declarado o vencedor. Ambos as pontuações são adicionadas normalmente à Galeria de Placares. Durante o intervalo de tempo onde um dos envolvidos inseriu seu Placar o oponente pode continuar jogando, sendo apenas avisado que a contra-parte já encerrou a sua atividade no Duelo em questão. Os placares só são revelados aos jogadores depois que ambos já tenham finalizado o processo.

Os duelos que não forem finalizados antes do prazo de validade estipulado serão automaticamente marcados como abandonados e um ponto de abandono será adicionado ao perfil de cada Jogador envolvido. Se um dos participantes já tiver inserido seu placar e o prazo do Duelo expirar, a vitória é automaticamente dada ao dono do registro.


A Galeria de Placares e Recordes

A Galeria de Placares é um dos pontos mais importantes do Projeto Jogatina. É nesta seção que os Jogadores podem arquivar seus placares e recordes sem nenhum tipo de limitação ou exigência especial. Os Placares são totalmente independentes das Jogatinas e dos Duelos, o que significa que você não precisa iniciar e finalizar uma Jogatina sobre determinado Jogo todas as vezes que desejar atualizar seu placar. Isto possibilita aos jogadores casuais utilizar o Sítio Jogatina como um simples caderno de recordes sem nenhuma obrigatoriedade ou preocupação.


Qual é a relação entre os Placares e as opções de dificuldade nos Jogos?

Ao registrar uma pontuação na Galeria de Placares o jogador precisa obrigatoriamente selecionar a dificuldade na qual jogou o título em questão. A grande maioria de Jogos para plataformas domésticas tem apenas um tipo de dificuldade - padrão, normal - enquanto os Jogos de Arcade/Fliperama proporcionam várias configurações de dificuldade diferentes. Levando em consideração essa importante característica faz-se necessária haver uma distinção entre os placares registrados, possibilitando uma justa comparação de valores na página da Galeria.

Na hora de um Duelo é importante aos envolvidos que cheguem a um acordo sobre qual dificuldade devem usar em seu embate, para que a comparação entre os placares no fim do processo seja justa e precisa. Após a inserção do primeiro placar por um dos jogadores, o sistema guarda a dificuldade selecionada e relembra seu oponente sobre a mesma, auxiliando assim para que ambas sejam compatíveis na finalização do Duelo.


Os Comentários

O sistema de comentários foi elaborado visando trazer uma maior dinâmica ao Sítio Jogatina. As seções de Jogatina, Duelos e o Catálogo de Jogos comportam espaços para comentários dos usuários. Este espaço é livre para que os Jogadores opinem e comentem sobre os mais variados assuntos. Nesta área ainda é possível a publicação de dicas, truques, senhas e pequenas imagens.


O que eu devo publicar em meus comentários?

É livre ao usuário opinar sobre um Jogo, Jogatina ou Duelo. Conversas rápidas, comentários diretos e troca de idéias são mais do que bem-vindas.


O que eu *não* devo publicar?

Você não deve publicar textos longos e opinões extensas demais, seja sucinto em seus textos. Análises complexas e reviews devem ser postados nos campos de Resenha, que são próprios a isso. Confira o item Resenhas para maiores informações.


Como faço para utilizar smilies em meu comentários?

O uso de carinhas em seus comentários deixa a conversa mais emotiva, pois traz alguns recursos visuais alegres e divertidos. Utilize a tabela abaixo para inserir os diversos emoticons em seu texto. O uso é simples, basta escrever o comando conforme mostra a imagem. Ex: [amor], [cerveja], [paixao], [sono], etc.



Voltar ao Topo da Página    |    Voltar à Página Inicial
2014 - O sítio Jogatina foi idealizado por Pastor Cospefogo.
Todas as marcas, jogos, personagens e produtos aqui mencionados são propriedades de seus próprios autores.
Todos os comentários e análises são de responsabilidade de seus respectivos autores.
O sítio Jogatina não tem nenhum vínculo ou objetivo comercial.
Gamepad icons by Deleket (Jo Mendoza) - http://deleket.deviantart.com/